Cronograma capilar, como você avalia seu cabelo para iniciar o tratamento adequado.


Oi gatíssimas tudo bem?  Está semana foi corrida não consegui fazer nenhum post, senti falta de vocês. Mas  vamos ao que interessa. Vocês sabem o que é  cronograma capilar?  E como você avalia seu cabelo, para saber,em qual etapa você iniciará o tratamento ?

      Esse é um assunto muito pedido pelas leitoras deste blog,então resolvi fazer este post para ajudar quem têm dúvida sobre o assunto. Vou dividir em duas postagens:
  1.  Cronograma capilar, e como você avalia seu cabelo para iniciar o tratamento adequado.
  2. Creme indicado para cada tratamento.
O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR ?

 Cronograma capilar é como uma agenda para seu cabelo, onde você irá separar um dia da semana para tratar  dos seus cabelos. Ele serve  para recuperar toda massa, nutrientes e água perdida dos fios devido a  exposição do sol,cloro, poluição,secador,chapinha,coloração e transformação e por ai vai... São  diversos fatores que podem agredir  seus cabelos.

OBS: O ideal é separar um dia que seja melhor para você, vejam alguns exemplos:

  • Segunda /Quarta e sexta-feira
  • Terça / Quinta e Domingo.
  • Sexta e Domingo
Você pode montar seu cronograma do seu jeito, e utilizar os cremes ou a receitas que combinam  melhor com o  seu cabelo. O que você precisa, é ter  o hábito de cuidar do seu cabelo  toda a semana, pois nossos fios  precisam de atenção, para não danificar, fazendo o cronograma com certeza você vai sentir os resultados.

 Quem têm dúvida é melhor no início  seguir a tabela que vou deixar de exemplo, e quando você sentir, e ver o resultado deste tratamento em seu cabelo você poderá fazer a sua própria tabela. 


Como Montar o cronograma capilar?

 Primeiro passo é  avaliar seu cabelo, o diagnóstico capilar é importante para saber as condições do seu fio, e o que ele precisa naquele momento. Dependendo das condições que seu cabelo se encontra, você não irá seguir a tabela certinha, você começará o tratamento de acordo como diagnóstico feito.

 Exemplo: Você identificou que seu cabelo esta quebrando muito, ao invés de iniciar a primeira etapa correspondente a primeira semana que é a de hidratação, você já vai começar na terceira etapa correspondente a terceira semana que é a  de reconstrução, pois é o que seu cabelo precisa no momento.


Aprendendo a identificar os danos nos cabelos



Você precisa identificar os problemas que estão em seu cabelo, é necessário você olhar seu cabelo de forma geral, verificar se ele está muito ralo, se está partido, quebrado, muito ressecado, com muito frizz e sem brilho. Após essa verificação, você deve pegar um fio de cabelo com muito cuidado e vai avaliar a condição deste fio.

Verifique :
  • Pontas duplas: 
     Já fiz um post falando sobre pontas duplas, ocorre devido processo químico ou  produtos inadequados ocorre também por falta de corte no cabelo. O cabelo fica com as pontas mais ressecadas. 


  •  Elástico :
    Para verificar o cabelo elástico e só você pegar um fio de cabelo e dar puxadinhas bem de leve, se o cabelo durante essas puxadinhas arrebentar na sua mão como  se estivesse  puxando chiclete, o cabelo está elástico e precisa de cuidados intensos.
  • Poroso  
    Refere-se à capacidade de absorver maior ou menor quantidade de líquidos e produtos químicos.  O cabelo não apresenta brilho e a cutícula é ásperas, os dedos encontram resistência ao deslizar pelo fio. Em outra postagem irei falar melhor deste assunto.

Para que serve a Hidratação, Nutrição e Reconstrução?
  • Hidratação : Principal função, é repor água  e a umidade dos fios.
     
  • Nutrição ou umectação: Repõem lipídios ou seja gordura e oleosidade dos fios ajudando a selar a hidratação.
  • Reconstrução: Repõem massa e queratina, é feita para fortalecer os fio,devolve a proteína e aminoácidos, os fios podem ficar com aspecto rígido devido a recostrução.

 Identificando qual  tratamento adequado,  e o que   seu cabelo precisa no momento.
  • Os  cabelos indicados para hidratação são aqueles que estão sem brilho, embaraçando com facilidade e ressecados.
  •  Os cabelos que estão  com frizz, desalinhados e porosos, são indicados  para   nutrição ou umectação.
  • A reconstrução é indicada para cabelos que estão finos , ralos , quebrados, pontas duplas e elásticos.

Obs :
Não podemos esquecer da cauterização é super importante também, pois ela cicatriza as cutículas dos cabelos para que as proteínas depositadas através da hidratação permaneçam por mais tempo nos fios . Além de repor  a queratina perdida, ela têm a função de hidratar e deixar os cabelos com brilho. Os fios com processo químicos como pinturas e alisamentos normalmente perdem a queratina e podem ser recuperados novamente através da cauterização.

ATENÇÃO :

 Importante saber Se o cabelo está muito danificado , não deve ser feito a cauterização, pois a reposição de queratina pode fazer com que o cabelo quebre mais ainda. Recomenda-se inicialmente fazer a hidratação , nutrição e reconstrução, após algumas aplicações, aí sim poderá ser feita a cauterização.

Após saber todas estas informações, você já pode iniciar o cronograma capilar seguindo minha tabela, e depois do efeito que terá em seus cabelos, poderá criar as seu próprio  cronograma seguindo estes passos.

Meninas, espero que tenha ajudado todas  que estavam com dúvidas sobre o cronograma capilar, diferenças entre os tratamentos e quando utilizá-los. Fiquem atentas que irei postar sobre  os cremes que servem para cada tratamento, de acordo com avaliação feita nos fios.
   

Beijos meus amores.


LENNY MARXX






 
 
MEUCRESPO.CACHEADO


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.